Um ano para Sochi 2014: Confira o Calendário dos Jogos de Inverno

.
Daqui a exato um ano, às 15 horas (horário de Brasília), o presidente russo Vladimir Putin declarará aberto os XXII Jogos Olímpicos de Inverno e a duas semanas recheadas de gelo e neve com o início de Sochi 2014. Serão disputados na edição russa cerca de 98 eventos esportivos, doze a mais em relação a Vancouver. Em 2011, o COI promoveu um espichamento do calendário olímpico de inverno com a inclusão de novas modalidades. Confira os principais destaques dos Jogos de Inverno de 2014.

Leia Mais: Um ano para Sochi 2014: Faça um passeio pelos locais de competição


Calendário Olímpico 2014

:: Cerimônias: acontecerão no Estádio Olímpico Fisht, localizado a beira do Mar Negro. A abertura será às 15h na sexta 7. No domingo, 23, nesse mesmo horário e nesse mesmo local, acontecerá a cerimônia de encerramento.

:: Curling: será disputado entre 12 e 23 de fevereiro no Cubo de Gelo. As finais serão nos dias 20 (feminina) e 21 (masculina)

:: Hóquei no Gelo: acontece entre os dias 8 e 23 nas arenas Shayba e Bolshoi. A final masculina encerra os jogos no domingo às 11h. A decisão feminina acontece na quinta, 20, no mesmo horário.

:: Patinação Velocidade: o esporte distribuirá medalhas durante toda os dias de disputa, a partir do sábado, 08. O palco será o Palácio de Patinação.

:: Patinação Velocidade em Pista Curta: como divide espaço na Arena Iceberg com a Patinação Artística, os eventos serão nos dias sem apresentação da outra modalidade: 10, 13, 15, 18 e 21/02.

:: Patinação Artística: o segundo esporte mais popular da competição olímpica de inverna será disputado na Arena Iceberg, no Parque Olímpico. As competições começam no sábado, 08 e vão até o dia 20. Na véspera de encerramento dos jogos, há a tradicional apresentação de gala dos melhores competidores, sem disputa de medalha.

:: Biatlo: medalhas serão distribuídas em todos os dias de competição (08 a 22/02) no Complexo de Esqui Nórdico Laura.

:: Esqui Nórdico: será disputado no Complexo Laura em Krasnaya Polyana. Assim como nos jogos de verão, na edição de inverno a maratona também é um dos últimos eventos encerra o calendário. No caso, o evento de 50 km masculino.

:: Saltos de Esqui: as finais acontece nos dias 09, 11, 15 e 17. Pela primeira vez na história dos Jogos de Inverno, serão disputados eventos feminino da modalidade.

:: Combinado Nórdico: a mistura de esqui nórdico com saltos de esqui será realizada nos dias 12, 18 e 20 no Centro de Saltos de Esqui.

:: Esqui Alpino: o esporte que mais distribui medalhas nos jogos acontece entre 09 e 22 de fevereiro no Resort Alpino de Rosa Khutor.

:: Esqui Estilo Livre: os eventos do Esqui Estilo Livre começam antes até da abertura. O "moguls" abre os jogos de Sochi na quinta, 06. As disputas desta modalidade seguem até o dia 21.

:: Snowboard: assim como o Esqui Estilo Livre, será disputado no Parque Radical do resort Rosa Khutor e também começará na quinta, 06.

:: Bobsled, Luge e Skeleton: os esportes de tobogã acontecem no Sanki Sliding Centre, no cluster Montanha. A final do Bobsled será no domingo, 23.


Nota: Este é um calendário que até a realização dos Jogos poderá sofrer alguma alteração.

Eventos Olímpicos